sábado, 2 de abril de 2011

Fermentos

                                                                                        

O que é fermento biológico? Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae.

Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas.

Qual a diferença entre fermento químico e fermento biológico?O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.
Já o Fermento Biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.
A levedura ingere os nutrientes da massa e, como conseqüência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.
Por este motivo é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno.


   

 

Fermento Biológico Instantâneo

 
É a evolução do Fermento Biológico. Basta misturar o fermento diretamente à farinha, sem precisar dissolvê-lo na água. Não necessita ser armazenado em lugar refrigerado.

 

Fermento Biológico Seco

 
É a versão concentrada do Fermento Biológico Fresco e não necessita ser armazenado em lugar refrigerado. Para ser adicionado à receita, deve ser misturado em quantidade equivalente de açúcar e, depois, adicionado mais ½ xícara de água ou leite morno. Feito isso, deve ficar reservado por 10 ou 15 minutos.

 

Fermento Biológico Fresco

 
É o mais tradicional, fabricado pela Fleischmann no Brasil desde 1961. Ideal para Pães e Pizzas!

 

Fermento Biológico Instantâneo Massas Doces

 
É a evolução do Fermento Biológico, agora também para massas doces. Basta misturar o fermento diretamente à farinha, sem precisar dissolvê-lo na água. Não necessita ser armazenado em lugar refrigerado.

 

Fermento em Pó Químico

 
O fermento em pó químico é um ingrediente fundamental para o preparo de bolos, tortas, biscoitos, entre outras delícias. Com embalagem de fácil manuseio e melhor conservação para o produto, o Fermento em Pó Químico Fleischmann é indispensável na cozinha.





Fonte: http://www.fleischmann.com.br/culinaria/default.asp?page=http://www.fleischmann.com.br/culinaria/produtos/produto_linha.asp?id=246


Nenhum comentário:

Postar um comentário