sábado, 26 de março de 2011

Tempero de alho - Vô Zé

500 g de alho
500 g de cebola
1 kg de sal

Ponha o alho de molho em água, numa tigela grande, solte os dentes de alho, deixe por uns 30 minutos. Assim fica mais fácil para descascar o alho.
Descasque os dentes de alho e as cebolas. Ponha no processador, aos poucos, bata e vá virando numa tigela, quando terminar de bater junte o sal nessa mistura. Se precisar, junte mais sal, deve ficar cremoso. Mexa bem e guarde em pote fechado.

Variações:

Divida a massa em 3 partes:

1 - Numa das porções acrescente 1 colher de sopa de açafrão, misture bem e embale.
Use para refogar arroz, risotos, frango, peixe, bacalhau, purê de batatas, farofas ...

2 - Pique 1 ou 2 pimentas dedo de moça (sem sementes) e 1 xícara de alfavaca ou manjericão, misture na massa de alho e embale.
Se não gosta de pimenta faça só com o manjericão ou alfavaca, vale a pena experimentar, ótimo para temperar carnes, molhos vermelhos ...
Alfavaca: Na culinária suas folhas são usadas como tempero aromático, em carnes e na confecção da tradicional ¨pizza margherita¨. Também é conhecida como ¨ manjericão ¨.

3 - Experimente misturar salsinha e cebolinha, bem picadinhos, orégano, hortelã pimenta, cominho, louro ... escolha o que mais lhe agrada no aroma e paladar e personalize seu tempero! Faça pequenas porções e guarde em potes menores, para consumo mais rápido.

4 - Bata o alho, no processador, até ficar bem picadinho, sem virar pasta, coloque num vidro de boca larga, acrescente azeite ou óleo, misture e leve ao microondas, por 3 a 4  minutos, deixe esfriar e tampe. Use para acrescentar sabor de alho como macarrão alho e óleo, camarão no bafo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário